Caminhando com a Ana



No primeiro passo, descendo do avião ainda na conexão em Madri, começou a nossa divertida viagem com a pergunta da funcionária da Iberia, parceira da Latam, para a senhora que levava seus pais já idosos para a Europa:
Se quedan en Madrid?
E ela:
– Mãe, ela tá perguntando se você vai querer a cadeira de rodas.

Foi nossa primeira gargalhada. Da Ana e minha. Fomos juntos para Lisboa, para de lá pegarmos um ônibus até Fátima, prestarmos nossas graças no ano jubilar, e iniciarmos nossa jornada até Santiago de Compostela, a pé, perfazendo 500 quilômetros (505km em um dos GPSs, 527 no outro).

Foi uma viagem maravilhosa e foi uma viagem maravilhosa... Por mais que as previsões dissessem do frio rigoroso que castigaria Portugal no mês de março de 2017, e que andaríamos debaixo de chuva durante os 20 dias de jornada, não foi exatamente isso que aconteceu. Era pegar o Caminho e a chuva dava trégua, quando não abria um sol das regiões temperadas, iluminando o rosto da Ana, secando minhas poças e nos trazendo o calor necessário à crença. Claro, tivemos dias até de chuva de granizo diretamente no rosto, momentos de 4º de frio e ventos desafiantes, mas nada que fizesse o medo suplantar o desejo, a esperança, a vontade, o encanto. Nas florestas úmidas da Galícia demos as mãos, ao escalar as pedras de um e de outro, superar o lodo que cobria as frestas das minhas cicatrizes, até chegarmos na clareira do pacto mútuo, onde o céu se abre para a compreensão da natureza nossa.


Ana Guimarães puxou o famoso avô materno, Soares da Cunha: ela é trova desafiante, verso acabado que rima, rica. Ela puxou o avô paterno: sabe como ninguém reunir os pares brindando em seu nome, mesmo quando já não está. Tem a doçura da avó que não conheci e a sensibilidade da avó artista plástica que canta e encanta. Ela definitivamente não cabe em si. Tanto que grita para sair, porque foi feita mignon, por natureza. Guerreira, forte sem medida, Ana desafia a desistência. Palíndromo de si mesma, é coerente na simplicidade complexa de existir e insistir. Virou madrinha do futuro casal de jovens alemães que trouxemos em nossos corações pra casa, o Martin e a Giorgina.

Cansamos. Subimos muitas montanhas juntos, descemos muitas montanhas juntos. Ela me empurrou montanha acima e me ajudou montanha abaixo. Venho tentando tomar conta da pequenice dela, hábito ligado ao macho que habita em mim, e dar conta das suas sutilezas, rito ligado à fêmea que cultivo cevando em mim.

Paiciências.

Entre muitas risadas, cuidamo-nus: não há disfarce que permaneça luzindo intacto depois de tantos quilômetros de mãos dadas. Entrelaces. Nossos silêncios discursaram perguntas. Nossas buscas amanheceram, ninamos nossos desejos, brindamos o afeto de caminharmos por tantas pessoas que precisam. Na bênção do padre André, na saída de Fátima, ele pontuou que caminharíamos por nós, por quem conhecemos e por quem sequer conhecemos. Virou nosso mantra, nossa frase diária. A força de uma peregrinação na quaresma transcende a compreensão de quem não tem fé, e acha que é só uma viagem de férias mais barata que as outras.


Oremos.

Oramos. Rezamos pra Fátima, para Santiago, para nossa família. Caminhei com minha filha no colo, caminhei com os amigos no pensamento, caminhei com os desafetos no coração. “Tudo muda, nada perdura”, já dizia Heráclito. As dores me acompanharam e o sofrimento me fez emotivo. O prazer andou comigo e a paixão me fez recolhido. Mas soube rir, chorar, inspirar, expirar. Os passos mastigavam os pensamentos que insistiam em caminhar conosco. Até que paz. Até que bem.

É uma pena ter que voltar. E me descobrir cada vez mais peregrino de mim mesmo, estrada infinda em busca do que passa, do que vai passar, do que paradoxalmente me importa e se vai, fluxo perene desse efêmero existir. 


Sou grato a Ana, seu caminho, nosso encontro, nossos passos. E que Deus tenha ouvido minhas tantas preces.

Quanto a você, mesmo se não puder me ouvir, ouça pelo menos essa música, vai lhe fazer bem.



Comentários

Ana disse…
Amor que não cabe em mim. Sou grata.

Postagens mais visitadas deste blog

Indico "A alma imoral" e "Ter ou não ter, eis a questão!"

Para Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Rascunho